segunda-feira, 26 de março de 2012

Charlatanismo Religioso

Charlatanismo Religioso

Escrito por Cristiano Janjacomo
fonte:www.tendadopaibenedito.com.br
Charlatanismo Religioso
Meu sarava fraterno a você, pessoa séria e comprometida com sua religião, não importando qual seja ela. Você que vem buscar um pouquinho de conhecimento/esclarecimento em nosso portal, para aplicar em prol da Caridade, fazendo sua parte para ajudar a melhorar o mundo em que vivemos. Você que tem a verdadeira FÉ em seu coração.

Para abrir com chave de ouro nosso Falando de Umbanda de 2012, eu quero abordar um assunto que, como filho de Oxalá, me perturba muito: charlatanismo!

Primeiramente vamos ao dicionário até porque, ele tem uma definição curta, mas extremamente objetiva e que resumirá tudo o que tenho para escrever neste post:

Charlatão: Pessoa que explora a boa-fé de alguém para com isso obter ganho ou vantagens (dinheiro, prestígio), ger. fingindo ou aparentando ter qualidades ou habilidades que na verdade não possui; IMPOSTOR; EMBUSTEIRO; TRAPACEIRO.

Nem seria necessário falar mais nada, mas embora pareça algo obvio é impressionante a quantidade de pessoas que são enganadas pelos charlatões.

É bom lembrar que existem charlatões em todas as religiões: padres, pastores, pais e mães de santo e por aí vai. Mas vamos nos prendar nos exemplos dentro da Umbanda.

Alguns dias atrás eu recebi um e-mail aqui pelo nosso portal, onde a pessoa relatou que foi a um centro de “Umbanda” e que o vulgo pai de santo disse que ela estava sendo perturbada por espíritos de uma vida passada. Claro que ele se dispôs a ajudar essa pessoa, mas ele precisaria de R$ 3.500,00 para que fosse possível se deslocar até Salvador (BA) e lá, oferendar 77 barquinhos para Iemanjá a fim de livrar essa pessoa do mal que lhe acometia.

Fui curto e grosso em minha resposta para essa pessoa: isso se chama CHARLATANISMO, não pague, não acredite e nem mesmo volte lá. Básico!

É por este motivo que o nosso Falando de Umbanda existe. Estamos aqui exatamente para mostrar para as pessoas de dentro e fora de nossa religião, o que é a Umbanda, sua filosofia, sua base e sua real finalidade. Por isso eu sempre bato na tecla de que o médium TEM que estudar e conhecer a religião que pratica, desmistificando dogmas antigos e percebendo os rumos que a Umbanda vem tomando com o passar do tempo.

Já o charlatão (ou charlatã) sempre vai se aproveitar de um momento de fragilidade em que a pessoa vai buscar ajuda e aplica seu golpe mesquinho, através de um grande teatro e frases prontas – apenas adicionando à elas coisas de sua particularidade que sem que você perceba, ela já conseguiu obter de sua própria fala. Seja por medo, desconhecimento ou até mesmo pelo fácil favorecimento prometido pelo malandro (a), você acaba pagando valores absurdos por algo que nunca será realizado ou para piorar, que nem mesmo teria que ser feito.

Quem nunca via um cartaz no poste, um outdoor, um blog ou site onde o golpista oferece seus serviços? Hoje me dia, pasme, combinam online os valores pelo “atendimento”. Tudo muito bem montado, com fotos que realmente a primeira vista, parecem mostrar uma identidade segura e condizente com o que você procura. Mas lembre-se: os olhos geralmente veem aquilo que você quer que eles vejam e não necessariamente o que é na verdade.

Eu já me peguei pensando diversas vezes o que move uma pessoa a usar de má fé para enganar seus semelhantes. E não estou falando apenas em enganar as pessoas para ter ganhos ilícitos, mas aqui eu enquadro também as pessoas que fingem estar incorporadas ou fingem ter algum dom ou preparo que absolutamente não tem.

Será que essa criatura não percebe o quanto isso é perigoso pois pode, facilmente, causar estragos gigantescos na cabeça da uma pessoas, na estrutura de uma família e até mesmos consequências ainda mais graves. Será que esse(a) picareta não tem um pingo de discernimento para perceberem que com a fé alheia não se brinca? Será que essa pessoa que utiliza de forma completamente errada a fé, sabe o que a aguarda lá do outro lado? Ou será que pensa que sairá ilesa de punição no astral por ter enganado, roubado e agido de má fé com seus semelhantes?

Já aproveito para deixar aqui esta pergunta e gostaria muito de sua participação em nosso Post: para você, o que pensa um(a) charlatão(ã)???

Para nós que lutamos pela Umbanda, honramos e amamos a Umbanda, o charlatanismo é algo inaceitável. Para mim, em particular, o charlatanismo é uma doença dentro de qualquer religião e deve ser combatido. E quem nunca conheceu um charlatão que levante a mão!

Se você está procurando ajuda, a Umbanda está de braços abertos para ajudar no que for possível, sem lhe cobrar nada em troca – nem mesmo sua conversão religiosa (e isso eu já disse em posts anteriores). Então, se você entrar em um terreiro e vierem com uma conversa de lhe ajudar, mas para isso será necessário que você pague um determinado valor, saiba que ali – definitivamente – não é pratica a Umbanda e já lhe deixo minha sugestão: corra e não volte lá nunca mais!

Não acredite em favorecimento fácil. Não acredite que alguém seja capaz de lhe trazer o que ou quem foi perdido. Grave isto que vou passar agora e você não correrá qualquer risco: A UMBANDA NÃO COBRA POR TRABALHOS, NÃO LHE TRARÁ DE VOLTA A PESSOA QUE FOI EMBORA E NÃO LHE ENRIQUECERÁ. Aprenda que tudo nesta vida é conquistado por merecimento, pois nem tudo o dinheiro é capaz de comprar.

Aos charlatões e charlatãs de plantão, desejo sinceramente que Oiá-Tempo zele por vocês, dia e noite, absorvendo toda essa falsa fé para que Oxalá possa – finalmente – entrar em seu coração e mostrar que mais vale prestar a caridade do que enganar as pessoas. Que nossa Mãe Obá, descarregue todo esse péssimo conhecimento errôneo que você aprendeu. Ainda há tempo de mudar. Pense nisso!

Lembro de uma frase que me marcou bastante do livro “O Guardião da Meia Noite” de Rubens Saraceni: “Exu não pune um inocente, mas também não perdoa um culpado”.

Agradeço pelas mensagens que temos recebido de nossos amigos facebookianos e àqueles que nos mandam e-mails e participam de nossos posts. Ficamos verdadeiramente lisonjeados pelas palavras motivadoras e são vocês que nos movem a continuar este projeto de divulgação e esclarecimento de nossa amada Umbanda. Muito obrigado mesmo!

Que nosso Pai criador de tudo e de todos, Sua justiça divina e Sua lei maior, juntamente com nossos Pais e Mães Orixás nos abençoe hoje e sempre, iluminando nossa caminhada e afastando de nós e de nossas Casas os golpistas, charlatãs e charlatões.

Que assim seja e assim será!
Obs.: Este texto poderá ser divulgado livremente, desde que mantida a citação de fonte (www.tendadopaibenedito.com.br) e autoria (Escrito por Cristiano Janjacomo). Respeite os direitos autorais!

Um comentário: