terça-feira, 27 de novembro de 2012

As 7 linhas de Umbanda!



Desde a origem da religião ouvimos falar de “Sete Linhas de Umbanda” e cada um ensinou o que era sete linhas da sua forma, mas ninguém havia ensinado o que é a essência das sete linhas que absorve em si todas as formas. 
A espiritualidade esclareceu que as Sete Linhas de Umbanda são as sete vibrações de Deus, pois tudo ele cria de forma sétupla, como as sete cores do arco íris em sintonia com nossos sete chacras.


Quando encontrar alguém discutindo quais são as verdadeiras sete linhas de umbanda lembre-se disso: estão discutindo sobre a forma e a forma pouco importa, cada um faz sob o seu ponto de vista o que importa é a essência.      
 Sendo assim explicaremos as sete linhas da Umbanda. As sete linhas são sete manifestações do poder divino, são “faces”de Deus. 

A Primeira Linha da Umbanda, Chefiada por Oxalá, é a energia da Fé, nela se encontra as energias da fé em Deus, dentro da linha encontram-se todos os grandes profetas assim como Jesus Cristo, Gauthama Sidartha (Buda), Shiva dentre outros. Esta Linha representa a força máxima da Umbanda, de onde provêm o êxito de todos os trabalhos. É composta de diferentes espíritos de diferentes raças da Terra, não somente brancos e negros, entre eles os espíritos de pretos velhos, padres e freiras, culas almas purificadas atingiram a perfeição.

A Segunda Linha Dirigida por Iemanjá, também chamada carinhosamente de "Dona das Águas", "Rainha do Mar" e outros nomes. È a linha do Amor, Tem a proteção de Oxum, dona dos lagos e cachoeiras, dos rios, da fecundação e do amor, bem como da Nanã, atuando nas águas das lagoas e Iansã na chuva, realizando a limpeza da atmosfera, purificando as camadas aéreas para que tenhamos no solo, na terra, condições de vida. Composta também de espíritos de diferentes raças, de caboclos, Pretos Velhos e Exus.

A Terceira Linha chefiada pelos Orixás Gêmeos, Ibeji. A linha da Pureza. Constituída por espíritos de médicos e crianças, mostrando a simplicidade. Ela filtra as energias brotadas na terra que ascendem ao Céu.

A Quarta Linha é chefiada por Oxossi, "Orixá das Matas", "Orixá da Fartura" constituída de grandes entidades espirituais, representa a Vitalidade .Espíritos puros que amparam os sofredores utilizando o processo de "Passes" e praticando a cura através das ervas, aplicadas por Caboclos, Caciques,Pajés e Mestres do Catimbó com o auxílio dos exus das matas.

A Quinta linha, dirigida por Obaluayê, que detem o poder sobre os corpos vivos ou mortos. A linha da Sabedoria Senhor da morte, tem seu trono assentado no Cruzeiro dos cemitérios. Esta Linha é constituída de espíritos de médicos e cientistas, Exus e Médiuns Curadores, Mas principalmente dos Pretos-Velhos.

A Sexta Linha representa a balança, chefiada por Xangô, integra a virtude da Justiça. sob a orientação de São Jerônimo, também denominado Orixá da Justiça, impõe a justiça, dando castigo a quem merecer. É a Linha na qual aqueles que foram humilhados, serão elevados espiritualmente, os que castigaram, serão castigados e os que se enalteceram, serão rebaixados. Há muitos Exus nesta Linha.

A Sétima Linha é comandada por Ogum, representa a Força. "Orixá da Guerra", cujas Legiões são chefiadas por guerreiros de diversas raças, constituídas de Caboclos, Preto Velhos e Exus, invoca as demandas 
espirituais. Consta nesta linha espíritos que encarnados foram ligados ao militarismo, preservam a Lei e a Ordem Espiritual.

Texto de Pai Léo Del Pezzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário