sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cablocos


 
 

 A linha é composta por espíritos de índios ou mestiços, que viveram antes e depois do descobrimento do Brasil. Em sua grande maioria, são trabalhadores na vibração de Oxossi, considerado entre eles como o Senhor das matas e de todos os Caboclos, embora isso não seja uma regra, já que os Caboclos trabalham em todas as linhas da Umbanda.
Os Caboclos forneceram à Umbanda as bases de seus rituais, transmitindo uma enorme energia e uma grande força a todos os seguidores da Umbanda. Não existe médium ou freqüentador de um templo que não dispense a eles um respeito sem igual. No desenvolvimento de nossos trabalhos, ajudam aos nossos médiuns no desenvolvimento da mediunidade, nas desobsessões, na descarga espiritual de médiuns e seguidores, na aplicação de passes, nos conselhos e orientações de toda espécie, na cura de doenças através das ervas das quais são grandes conhecedores e uma infinidade de outras atribuições. São autoritários e enérgicos e tremendamente positivos no trato com as pessoas. Raramente admitem brincadeiras ou o desacato aos templos e às coisas Santas, são muito sérios em tudo que fazem, pregam e ensinam.  O seguidor umbandista normalmente coloca a imagem do caboclo em semelhança com a de nosso pai material, ou seja, aquele homem que protege sua família em todos os aspectos, alguém de braço muito forte.
Muitos julgam os Caboclos da Umbanda como espíritos atrasados, devido à sua condição social quando em vida. Infelizes, desconhecem que não temos uma única existência. Desconhecem que o fato de uma entidade apresentar-se hoje como um índio ou um mestiço, o que não indica que em existências anteriores não foram médicos, padres, cientistas, juizes, filósofos, generais, magos brancos, etc.
Os vaidosos e orgulhosos que julgam errôneo tudo o mais que deles ou de suas religiões não tenha origem é que pregam e ensinam essas besteiras.
Dos Caboclos e Caboclas da Umbanda emana a energia vibratória que garante aos seguidores de nosso culto a segurança necessária para tudo o que fazem. Sem desmerecer as demais linhas de trabalhadores da Umbanda, a figura autoritária do Caboclo, representa o mastro da bandeira branca da paz de Oxalá.
São como se fossem a viga que sustenta em pé um templo de Umbanda. Eles representam a união, a força, a fé, a seriedade, a proteção contra qualquer inimigo, o amor do pai e a amizade do irmão.
"Sempre confie neles!".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário